A abordagem da Psiquiatria Integrativa considera a pessoa como um todo, avaliando diferentes dimensões que afetam o bem-estar e o funcionamento ótimo do ser humano. Além dos sintomas, o Psiquiatra avalia fatores que podem contribuir para a saúde do cérebro e da mente, como aspectos biológicos, psicológicos, interpessoais, comportamentais, nutricionais e ambientais.
PRINCÍPIOS
A Psiquiatria Integrativa deriva da Medicina Integrativa, paradigma clínico centrado no paciente, levando em conta todos os aspectos do estilo de vida da pessoa e na promoção da sua saúde. Aluns princípios da Medicina Integrativa são:
OBJETIVOS
Paralelamente ao tratamento, a promoção da saúde e bem-estar e prevenção de desequilíbrios são aspectos importantes. Em outras palavras, os objetivos da Psiquiatria Integrativa incluem, além da melhora dos sintomas, o cultivo da saúde mental e da qualidade de vida de uma forma ampla.
Por exemplo, se uma pessoa apresenta sintomas de ansiedade, o objetivo é reduzir os sintomas de ansiedade e também o cultivo do bem-estar e saúde mental para o ótimo funcionamento de seu cérebro e mente.
Os melhores resultados são obtidos através da combinação da excelência científica com uma relação humana, baseada no acolhimento, empatia e de forma colaborativa, com a participação do paciente na escolha das modalidades terapêuticas.
Cuidar da mente é o primeiro passo para transformar a vida.
Dra. Natália B S Campos
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.